quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Mais de 1,5 mil câmeras 24 horas

Desde dezembro de 2002, Praia Grande conta com a Central de Vídeo Monitoramento, ferramenta fundamental para coibir atos de vandalismo, roubos e furtos em próprios municipais e de auxilio às policias Civil e Militar no combate a criminalidade.

No primeiro ano de funcionamento, a unidade possuía apenas 30 câmeras em toda a Cidade. No início de 2009, o Município já contava com 1.200 câmeras e atualmente são 1.530 equipamentos, sendo 73 do tipo “domo”, com giro de 360 graus e zoom de até 400 metros de distância.
Instalada no Paço Municipal, a Central de Vídeo Monitoramento conta com mais de 20 monitores, 25 guardas civis qualificados para operar o equipamento e um policial militar de plantão para contatos com a PM. O serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias.
Os equipamentos são instalados estrategicamente em diversos pontos do Município, como áreas comercial e pontos turísticos, além de próprios municipais como escolas, creches, unidades de saúde, orla da praia e áreas de preservação ambiental.
Trabalho parceiro para segurança geral
Integração entre Guarda Civil Municipal e policias Militar, Civil e Rodoviária
A integração entre a Subsecretaria Municipal de Assuntos de Segurança Pública, por meio da Guarda Civil Municipal e as policias Civil, Militar e Rodoviária é fundamental para garantir a segurança de munícipes e turistas.
Apesar de a segurança ser de responsabilidade do Governo do Estado a Administração Municipal desenvolve diversas ações conjuntas de apoio, além de oferecer infraestrutura para oferecer melhor atendimento aos cidadãos.
Além de forças-tarefas constantes durante todo ano, na alta temporada, em conjunto com a Operação Verão, é realizada a Operação Tolerância Zero que tem objetivo de coibir atos de desordem e vandalismo em Praia Grande, onde viaturas das policias Militar e Civil, Secretarias de Trânsito e Transporte (Setransp), Habitação e Meio Ambiente (Sehma), Finanças (Sefin), Saúde Pública (Sesap), Serviços Urbanos (Sesurb) e Subsecretaria de Assuntos de Segurança Pública (SubSeg) percorrem as ruas e avenidas da Cidade.
Durante o período de temporada de verão a Prefeitura ainda garante aos soldados alimentação hospedagem em colônias de férias: são aproximadamente 8 mil leitos distribuídos na Avenida dos Sindicatos, localizada no Bairro Mirim, e em outros bairros da Cidade. Aos guarda-vidas, a Prefeitura arca com a contratação de aproximadamente 50% dos temporários.
Guarda Civil: amplo trabalho é destaque no Município
Para atender o aumento da demanda da população que cresce mais de 6% ao ano, a Subsecretaria de Assuntos de Segurança Pública, realiza capacitação constante dos Guardas Civis Municipais que atualmente são 247, sendo 200 ativos, incumbidos de proteger os bens, serviços e instalações municipais. Esses homens passam por capacitação constante com diversos cursos e aulas, o objetivo é de ampliar esse número de acordo com o desenvolvimento do Município.
Em 2009 a Administração Municipal criou o Setor de Proteção Ambiental com 18 GCMs, seguimentados em dois Grupamentos: Guarda Ambiental com o objetivo principal de controlar a invasão de áreas de preservação ambiental e Guarda Costeira (Fiscalização do Tráfego Aquaviário). Além disso, o Município ainda contam com GCMs do canil, responsáveis pela ronda ostensiva a comércios e interação de crianças das unidades municipais de ensino com a GCM.
Os GCMs ainda contam com o benefício do Seguro de Vida com valor indenizatório por morte natural ou invalidez permanente.
Matéria alternativas
Município proporciona mais qualidade para trabalho de policiais
A Administração Municipal, além de investir na segurança ainda mantêm parcerias em relação à infraestrutura, exemplo é a atual sede do 45º Batalhão da Polícia Militar, no Bairro Ocian, pela qual a Prefeitura garante mensalmente, desde 2004, a locação da instalação. Mas para valorizar ainda mais os policiais e população, em 2010, a Administração doou ao Batalhão um terreno, no Bairro Mirim, com 1.785,91 metros quadrados.
A Polícia Militar ainda recebeu da Administração Municipal a boa notícia de que em breve ganhará mais um terreno para a instalação de uma Companhia de Força Tática da Polícia Militar com estande de tiros, que atrairá policiais de toda Baixada Santista para Praia Grande. O imóvel fica no Bairro Samambaia e tem 3.572 metros quadrados.
Mas o apoio do Município na área de segurança não é novidade. Há muito tempo Praia Grande oferece infraestrutura para aprimorar os trabalhos nesta área tão importante.
Em 2005 foi entregue a sede do Grupamento de Radiopatrulhamento Aéreo da Polícia Militar no Bairro Mirim. O projeto foi orçado em R$ 5 milhões. O Município investiu R$ 3,75 milhões na obra. O grupamento ocupa área de 8.784,88 metros quadrados. O hangar e o prédio administrativo, com 34 dependências, têm área construída de 1.327,20 metros quadrados. Na área externa há o heliponto.
Já em 2007 Praia Grande passou a abrigar uma das mais modernas estruturas de salvamento marítimo da Região Metropolitana da Baixada Santista: a sede do 2º Subgrupamento de Bombeiros, construída junto ao calçadão da Praia Mirim. O terreno tem 4.198,27 m² tem equipamentos modernos e local de treinamento e aprimoramento especialmente voltados ao salvamento aquático. É destinado à prática de salvamento marítimo no Litoral Sul Paulista e possui estrutura adequada à capacitação de técnicos na área náutica. A sede tem edifício administrativo com 265,29 m² de área construída.
Bases Operacionais
A GCM ainda trabalha com três trailers como bases operacionais instaladas nos bairros Guilhermina (fixo), Ocian e Caiçara (apenas na temporada) com oito homens distribuídos em quatro plantões, com funcionamento 24 horas por dia.


Para maiores informações acesse - http://www.apartamentopraiagrande.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário